Espírito Santo do Turvo, domingo, 26 de junho de 2022 Telefone (14) 3375-9500

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 23 de Julho de 2021

Secretarias reúnem esforços para melhorar desempenho do Município de Espírito Santo do Turvo no Programa Município Verde Azul

Ações coletivas entre secretarias visam o fortalecimento do desenvolvimento sustentável no município e consequente desempenho em programa do Governo do Estado.

Na última quarta-feira, 21 de julho, estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Espírito Santo do Turvo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Igor Vitta, a Secretária Municipal de Educação Valneci e o Secretário Municipal de Agricultura, Betinho, discutindo as últimas ações e detalhes da participação do Município no programa estadual.

A reunião visou o alinhamento de uma série de ações a serem realizadas em conjunto pelas três secretarias, estratégicas para o desenvolvimento de uma cultura de defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável do município, sempre em consonância com as ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Organização das Nações Unidas.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

O Município de Espírito Santo do Turvo já possuiu o selo do PMVA, no entanto, o mesmo foi perdido na medida em que o município foi deixando de desempenhar boas políticas públicas, chegando a amargar uma colocação muito baixa no último ciclo do programa.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Igor Vitta, Interlocutor do Município e responsável pelas ações no programa, ressaltou o empenho em fortalecer as políticas ambientais do município e alcançar uma boa pontuação no programa, sempre na perspectiva de continuidade e fortalecimento institucional, destacando: “Estamos no processo final de criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio ambiente, bem como uma grande modernização legislativa, o que garantirá bons frutos à nossa cidade”.

Também esteve presente na reunião o Administrador Público Charles Vinícius, assessor técnico da empresa Instituto Evoluta, que auxilia a secretaria na execução das ações do Programa Município Verde Azul.

Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Portal atualizado em: 24/06/2022 16:33:56