Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2016

Curso Hidroponia!

Curso Hidroponia!

Curso de Hidroponia" realizado no nosso Município, por iniciativa da Cart / Instituto Invepar, com desenvolvimento e operação sob responsabilidade da Ato Cidadão e Baobá – Práticas Sustentáveis, parceria técnica com a Fatec Ourinhos, e apoio da Prefeitura Municipal.

O projeto "Seguindo em Frente" é uma das iniciativas aprovadas no 2º Edital de Seleção de Projetos Socioambientais do Instituto Invepar com o objetivo de favorecer a empregabilidade, inclusão econômica e social e geração de renda do microempreendedor individual. A CART tem por finalidade auxiliar na promoção do desenvolvimento social, econômico e ambiental dos municípios por onde passam as rodovias administradas pela empresa. Por isso, parcerias como essas são importantes para atingirmos esses objetivos.

Projeto atende pessoas e famílias atendidas pelo CRRAM - CENTRO DE REABILITAÇÃO REEDUCAÇÃO E APOIO MULTIPROFISSIONAL, do nosso município e pessoas da comunidade, desenvolvendo uma experiência que além das possibilidades de inclusão econômica, trabalha o aspecto terapêutico dos envolvidos acompanhados por Assistentes Sociais e Psicólogas.

Este projeto busca auxiliar no tratamento de pacientes do Grupo Terapêutico Álcool e Outras Drogas e Saúde Mental, por meio de terapia ocupacional em atividades relativas à produção em uma horta de pequeno porte, como semeadura, plantio, adubação e colheita. Além disso, o projeto propicia melhoria na qualidade alimentar das famílias envolvidas, uma vez que toda a produção será dividida a cada colheita da horta entre os pacientes e alunos que participam das atividades, e num futuro próximo parte da produção será destinada à venda com vistas ao custeio e manutenção da Horta Hidropônica, bem como na compra de diversos materiais e produtos, que serão revertidos aos pacientes como forma de incentivo.

Com relação aos outros alunos que são da comunidade, proporciona uma experiência técnica quanto ao manejo fitotécnico no cultivo de hortaliças em geral e ainda contribui para a formação cidadã dos integrantes do grupo, e também auxilia no desenvolvimento social. Espera-se assim que o projeto horta terapêutica possa auxiliar na reintegração social e no aumento da autoestima dos beneficiários.

As atividades são semanais e ocorrem na horta hidropônica que fica instalada na Cozinha Piloto, de propriedade da Prefeitura Municipal. Os pacientes são acompanhados sempre pelo monitor Roger da Fatec de Ourinhos responsável pela orientação técnica, pelas psicólogas Leonidia e Valquíria, pela assistente social Fátima e a coordenadora do CRRAM Marlene, responsáveis pela orientação auxiliando no direcionamento das tarefas aos pacientes, de acordo com as limitações da cada um. Além disso, o sistema de produção visa minimizar o uso de produtos químicos, sendo a adubação toda orgânica, sempre preocupando com a saúde dos pacientes, alunos e funcionários.